Sopro de Esperança

Essa semana voltei a pensar sobre a morte. Uma pessoa querida faleceu e me fez entender esse momento difícil de uma outra maneira. Ela sofreu muito, foi forte e resistiu a muitas dificuldades, foi exemplo de superação e fé. Quando todos achavam que o seu fim havia chegado, ela mostrava que estavam errados e enchia o coração de todos de esperança. Essa foi a mensagem que entendi que ela queria me passar: Nunca devemos perder a esperança, precisamos ser sempre fortes na fé e no amor. Quando a encontrei em seu leito de morte senti um sopro suave em meu rosto, como quem confirmasse meu entendimento de que a morte não é o fim.


Por que temos tanta dificuldade de aceitar a morte? A única certeza que temos da vida é a morte. O destino da vida é a morte, essa é a ordem natural que aprendemos lá nos primeiros anos de escola. Todo ser vivo nasce, cresce, reproduz-se e morre. Se essa é a ordem, por que é tão difícil aceitar que algum dia nós iremos morrer?

O medo do desconhecido, da solidão, dos dogmas ensinados desde criança, são os medos que me fazem ter medo da morte. O que será que vou encontrar do outro lado? Existe inferno, céu e purgatório? Será que haverá um julgamento? Ou será que simplesmente tudo se acaba com a terra? Essas foram as dúvidas que primeiro surgiram nos dias em que o pânico surgiu em minha vida, foi o medo da morte que iniciou todo o processo.

Pensando agora, depois de todo o meu tratamento, engatinhar no caminho do amor e do sopro que recebi, entendo que é primordial viver com fé e esperança. Com a fé consigo superar todos esses medos, confiante de que sou parte do Todo e o Todo faz parte de mim. Acreditar que a vida vai além da matéria e que não somos limitados aos cinco sentidos, torna mais fácil entender a morte como algo real e verdadeiramente natural.

A hora da nossa morte vai chegar e será como tiver que ser. Devemos dar mais qualidade à nossa vida para entender e aceitar a morte sem dor, medo ou frustação. Viver com amor, fé e esperança é a chave. Agradeço pelo sopro de esperança que recebi e espero que esse sopro chegue a todos trazendo essa bela mensagem de como viver a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário